PlayStation 5: Sony divulga o DualSense, o controle da próxima geração

Confira tudo que sabemos sobre o DualSense, o controle da próxima geração

A Sony divulgou nesta terça-feira o “DualSense”, o novo controle para o console da próxima geração, o PlayStation 5.

De acordo com o artigo de anúncio do controle, o DualSense marca uma mudança radical em relação às ofertas anteriores de controles. Se desviando do caminho de décadas que a empresa esculpiu com a linha DualShock, começado em meados dos anos 90.

E a novidade não é só a aparência, então vamos dar uma olhada nos recursos novos do Dualsense.

O Design: diferente dos gamepads anteriores da PlayStation.

PlayStaton 5 gamepad (DualSense)

Desde o PlayStation 1 até o PlayStation 4, a Sony mantém o mesmo design geral dos seus controles. É uma forma icônica que é conhecida em todo o mundo. Mas com o PlayStation 5, o design está dando uma grande virada.

“O DualSense foi testado por uma ampla gama de jogadores com diversos tamanhos de mãos, para alcançarmos o nível de conforto que desejávamos, com grande ergonomia. Nosso objectivo com o DualSense é dar aos jogadores a sensação de serem transportados para o mundo do jogo assim que abrirem a caixa. Queremos que os jogadores sintam que o controle é uma extensão deles quando estão jogando – esquecendo que está nas suas mãos! “, diz o anúncio.

Principais novos recursos: feedback táctil, gatilhos adaptáveis ​​e um conjunto de microfones embutido, conforme anuciado no ano passado. (Não disponíveis no controle do PlayStation 4)

PlayStation 5 gamepad (DualSense)

Feedback táctil, é uma extensão do estrondo já existente – o feedback háptico faz o estrondo do controlador parecer mais realista, adicionando “uma variedade de sensações poderosas que você sente ao tocar, como a lenta dureza de dirigir um carro na lama“, diz o anúncio.

Gatilhos adaptáveis , uma outra evolução de um recurso actualmente existente ​​nos botões L2 e R2, que nos controles da geração actual agem mais ou menos como botões. Embora pareçam gatilhos, não são sensíveis à pressão – depois que uma certa pressão é exercida, eles são ativados (como um botão), em vez de reagir gradualmente, dependendo da força com que você puxa.

Mas com os gatilhos adaptáveis ​​do DualSense, você pode usar um gatilho da mesma maneira que um pedal de acelerador em um carro. Quanto mais você pressiona um pedal, mais o seu carro trabalha para acelerar.

Microfone embutido, a Sony diz que pode ser usado no lugar de um fone de ouvido para jogos, “ele permitirá que os jogadores conversem facilmente com amigos sem um fone de ouvido” ideal para uma conversa rápida. Mas é claro que se você planeja conversar por um longo período, é bom ter esse fone de ouvido à mão.

Botão Criar: alteração do botão “Compartilhar”, introduzido pelo DualShock 4 (Controle do PS4)

PlayStation 5 gamepad (DualSense)

O botão “Compartilhar” tinha como função a capacidade de transmitir rapidamente para plataformas como Twitch e YouTube. O DualSense está expandindo a funcionalidade do botão Compartilhar com um novo botão chamado “Criar”. Que para além da funcionalidade já existente do botão Compartilhar, ainda não foi revelado.

“Com o Create, somos mais uma vez pioneiros em novas maneiras de os jogadores criarem conteúdo épico de gameplay para compartilhar com o mundo ou apenas para se divertir”, diz o anúncio. “Teremos mais detalhes sobre esse recurso à medida que nos aproximamos do lançamento”.

Prepare o seu bolso, o lançamento do PS5 está agendado para os finais de 2020.