Criticando ‘Sociedade da Justiça: 2ª Guerra Mundial’ – Não vou falar sobre a Liga.

Dirigido por Jeff Wamester, Sociedade Da Justiça: 2ª Guerra Mundial é a animação mais recente desta nova era das histórias da DC Entertainment, que devido a eventos caóticos causados por Darkseid em Liga Da Justiça Sombria: Guerra De Apokolips (2020), viu-se forçada a reiniciar todo o universo iniciado em Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013).

Utilizando o mesmo traço que vimos em Superman: Homem do Amanhã, a primeira animação desta saga, Sociedade Da Justiça: 2ª Guerra Mundial tem como personagens principais o Flash/Barry(Matthew Bomer), a Mulher-Maravilha(Stana Katic), o Homem-Hora(Matthew Mercer), a Canário Negro(Elysia Rotaru), o Gavião Negro(Omid Abtahi), o Steve Trevor(Chris Diamantopoulos), Jay Garrick(Armen Taylor)…e o freguês da zoação, o Aquaman (Liam McIntyre).

Capa Flashpoint-e-JSWWII

Definitivamente assistir Sociedade da Justiça: 2ª Guerra Mundial vai trazer-lhe recordações de Liga da Justiça: Ponto de Ignição, porém desta vez o assunto não são as linhas temporais, mas sim o multiverso. Desta vez a corrida do Barry leva-o a era nazista em uma outra terra, onde tem como missão ajudar a equipe super secreta do governo a acabar com a guerra…e o mais importante, aprender uma lição.

Lição: “Viva hoje porque o amanhã é incerto”.

A trama do filme gira em torno disso, e claro, o que todos nós esperamos, a formação da futura Liga da Justiça. Dito isso, o plot chega a ser previsível, mas nem por isso a jornada fica entediante, afinal a curiosidade é ainda bem maior.

O roteiro é como o esperado, muito bem trabalhado e cheio de mistérios. Enquanto muitos fãs estarão aqui apenas para a ação, as interações dos personagens são o que realmente fazem Sociedade Da Justiça: 2ª Guerra Mundial ser especial, o clima de romance espalhado por toda parte, algo que pode ser notado nas interações charmosas entre Mulher-Maravilha/Steve Trevor, Canário Negro/Gavião Negro, Barry/Iris, encaixa perfeitamente com a mensagem de fundo do filme.

No entanto, embora a dinâmica entre os personagens seja boa, a direcção deixa um pouco a desejar na exploração de alguns deles (algo que provavelmente é reservado para sequências por vir) , dando a sensação de que estão lá só para servir de bode expiatório.

#dcedit from DC Multiverse
Créditos: DC Multiverse

A animação está excelente e os poderes do Flash são controlados de maneiras criativas jamais vistas anteriormente, porém falha um bocado na ambientação, o que faz com que alguns momentos grandiosos pareçam um pouco menos grandiosos, como por exemplo a batalha final. Outra coisa que pode desagradar os fãs ainda apegados aos traços anteriores, é o novo design dos personagens, algo bem notável na Mulher-Maravilha e muitíssimo bem notável no Aquaman, pobre Aquaman.

A dublagem original assim como a Pt-BR, que a propósito é feita pelas vozes clássicas habituais, estão excelentes. Quanto a trilha sonora não há muito a comentar, está boa e ajuda bastante na imersão, principalmente nas cenas melodramáticas.

Teorias e mensagens secundárias

Se você ainda está se recuperando das mortes da Liga Da Justiça: Guerra de Apokolips, faça isso rápido, a Warner Bros. Animation/DC Entertainment deixam bem claro que não há folga, a saga continua. E lembra da lição falada no começo do artigo? Para garantir que a lição está sendo assimilada, você será lembrado constantemente e de várias formas que você vai morrer:
[“Estou morto?” – Barry Allen], [“Em algum momento, todos nós morremos…” – Steve Trevor], [“se eu morrer, pelo menos vai ser por algo em que acredito.” – Steve Trevor], [” cedo ou tarde todos vamos morrer” – Diana Prince], [“…lutamos e morremos. Provavelmente, não é assustador morrer quando se tem alguém esperando por você.” – Dinah Lance], [“todos vão morrer, precisam saber, devem saber.” – Sr. Destino].

SJ WWII 28MIN

Por outro lado, você aprenderá sobre a persistência, que precisa tentar até o último suspiro (o Steve que me perdoe pelo trocadilho), afinal…
“A vida é perigosa, e nem por isso a gente para de viver.”Iris West

Curiosidades, Teorias e Spoilers

Bem antes de começar com os spoilers, no final de Liga da Justiça Sombria: Mortes em massa, aliás, Guerra de Apokolips, vimos Constantine convencendo o Flash a criar um segundo Flashpoint para desfazer o caos criado por Darkseid, e com sorte, criar um futuro melhor para a humanidade. Mas o final não revela se dá certo ou não, apenas vemos o universo desaparecendo, e depois disso, tudo que se segue é o reboot através de Superman: Homem do amanhã, que está claramente compartilhando o mesmo universo com Sociedade da Justiça: 2ª Guerra Mundial, sugerindo o surgimento de um novo universo. Renascimento?


⚠️ Spoiler Alert – Expanda esta secção por conta própria.

1 – Por que o Sr. Destino está a beira da loucura?

2 – Por que o Sr. Destino disse “NÃO VOU FALAR SOBRE A LIGA”

3 – Quem é o prisioneiro loiro que entrega o uniforme ao Shakespeare, um personagem qualquer…?

4 – O que está prestes a começar?


Em suma, Sociedade da Justiça: 2ª Guerra Mundial é uma óptima animação, que para além de estar carregada de muitos mistérios, também está carregada de emoções mistas. E diferente da primeira animação dessa nova saga, introduz o lado das consequências do super-heroísmo.

Deixe nos comentários o que você acha e não se esqueça de verificar/sugerir as nossas avaliações anteriores.

Sociedade da Justiça: 2ª Guerra Mundial (Justice Society: World War II) — EUA, 2021


Direção: Jeff Wamester
Roteiro: Jeremy Adams & Meghan Fitzmartin
Elenco: Stana Katic (Mulher-Maravilha), Matt Bomer (Flash), Omid Abtahi (Gaviao Negro), Geoffrey Arend (Advisor), Darren Criss (Superman), Darin De Paul (Brainiac), Chris Diamantopoulos (Steve Trevor), Keith Ferguson (Senhor Destino), Ashleigh LaThrop (Iris Allen), Matthew Mercer (Homem-Hora), Liam McIntyre (Aquaman), Elysia Rotaru (Canário Negro), Armen Taylor (Jay Garrick)
Duração: 84 min | Classificação Indicativa: 16 Anos
Produtora: Warner Bros. Animation/ DC EntertainmentDistribuidora: Warner Bros. Home Entertainment

1 - Abismal 😠| 2 - Horrível 😤 | 3 - Ruim 😩| 4 - Okay 😞| 5 -Medíocre 😐| 6 - Aceitável 😏 | 7 - Bom 😊| 8 - Óptimo 🙂| 9 - Excelente😋 | 10 - Incrível 😍

Sociedade da Justiça: 2ª Guerra Mundial

8.5

Verso Points

8.5/10

Prós

  • Animação excelente
  • Elenco de voz incrível

Contras

  • Plot previsível
  • Cenários de ação fracos
  • Brainiac mal aproveitado