Guia DCNauta: Melhor Ordem Para Assistir Os Filmes Animados Do “DCAMU”

Como já é sabido por quase todos, o filme Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips, lançado no primeiro semestre de 2020 veio para encerrar o Universo de filmes animados da DC Comics (DC Animated Movie Universe/DCAMU) – um termo não oficial usado para se referir a uma série de filmes animados baseados em “Os Novos 52” que se desenrolou nas páginas dos quadrinhos entre setembro de 2011 e junho de 2015. Contando com um total de 16 filmes todos ambientados em um único universo compartilhado, o DCAMU foi iniciado em julho de 2013 com o lançamento de Liga da Justiça: Ponto de Ignição e concluído em Maio de 2020 com o lançamento de Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips. Confira logo abaixo a lista completa e os trailers de todos os filmes desse universo.


1 – Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013)

O ponto de partida (sem trocadilhos), este filme estabelece logo de cara o tom de como será esse universo compartilhado. Temos aqui uma Mulher-Maravilha brutal, um Superman emaciado e um Batman ainda mais agressivo. Assim como a história da obra original que serviu como base, aqui vemos o Flash/Barry Allen acordando em uma versão drasticamente diferente de seu mundo, onde mais tarde descobre que foi criada quando ele voltou no tempo para evitar um assassinato.


2 – Liga da Justiça: Guerra (2014)

Baseado no arco de história da Liga da Justiça que deu início aos Novos 52 nos quadrinhos, Liga da Justiça: Guerra é um filme de origem da Liga ambientada nesta nova continuidade. Segue Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Ciborgue e Shazam, todos se unindo pela primeira vez, se chocando uns contra os outros para repelir a invasão de Darkseid de Terra. Não é muito spoiler dizer que eles saem vitoriosos, mas essa não será a última vez que verão Darkseid.

Nao achei legendado; Active a legenda xD

3 – O Filho do Batman (2014)

O primeiro dos quatro filmes do arco do Batman nessa continuidade, este filme introduz Damian Wayne, um dos personagens principais ao DCAMU. Baseado na história de Grant Morrison e Andy Kubert, em O Filho de Batman, Bruce Wayne descobre que tem um filho chamado Damian, cuja mãe é Talia al Ghul, filha de Ra’s al Ghul, líder da Liga dos Assassinos. Que no momento encontra-se sob ataque do Exterminador, que quer matar Damian e assumir o lugar de Ra’s Al Ghul na Liga dos Assassinos.


4 – Liga da Justiça: Trono da Atlântida (2015)

Baseado na HQ Geoff Johns e Ivan Reis, Liga da Justiça: O Trono de Atlântida é sequência de Liga da Justiça: Guerra. Este filme retrata o primeiro encontro de Aquaman com a Liga da Justiça, que unem as forças para impedir Orm Marius/Mestre do oceano, que planeja roubar o trono de Atlântida para si, a fim de causar um guerra contra a superfície.
Embora o Arthur Curry/Aquaman tenha sido um membro fundador da Liga na continuidade dos quadrinhos Os Novos 52, no DCAMU ele não é importante. Mas seja como for, definitivamente vale a pena conferir o Trono de Atlântida.

Mais uma vez não achei legendado; Active a legenda xD

5 – Batman vs Robin (2015)

Sequência direta de O Filho do Batman, Batman vs Robin é parcialmente inspirado na obra Batman: A Corte Das Corujas, de Scott Snyder e Greg Capullo, outro enredo inicial da continuidade dos novos 52. Na trama Damian conhece o Garra, um assassino da organização conhecida como Corte das Corujas cujo modus operandi é semelhante ao da Liga dos Assassinos, o que faz com que Damian se deixa levar pela influência do Garra. Tal atitude faz Damian entrar em conflito com seu pai, dai o titulo Batman vs Robin.


6 – Batman: Sangue Ruim (2016)

O terceiro filme do arco solo de Batman, este filme é sequência direta de Batman vs Robin, nos dando a trilogia Robin. Embora o Cavaleiro das Trevas seja considerado um solitário, a verdade é que ele é um dos poucos personagens dos quadrinhos que tem uma família legítima e este filme segue com a formação Bat-Família em grande estilo. Na trama, após o desaparecimento de Bruce Wayne/Batman, Dick Grayson/Asa Noturna, decide se tornar o Batman para que a cidade não note sua ausência. Entao ele, Damian, Kate Kane/Batwoman e Luke Fox/Batwing unem-se para deter uma nova ameaça que está surgindo e salvar Bruce.


7 – Liga da Justiça vs Jovens Titãs (2016)

Sequência de Liga da Justiça: O Trono de Atlântida e situado após os eventos de Batman: Sangue Ruim, Liga da Justiça vs Jovens Titãs introduz os Jovens Titãs nessa continuidade. Na trama, após fracassar em uma missão com a Liga da Justiça devido a suas ações imprudentes, Damian é enviado para os Jovens Titãs para aprender a como a trabalhar em equipe. Enquanto ele é treinado pelo grupo, que actualmente consiste em Estelar, Ravena, Mutano e Besouro Azul, o demônio Trigon domina a Liga da Justiça. E como o título do filme sugere, os Jovens Titãs enfrentam os seus colegas mais velhos para impedir Trigon de devastar o mundo. Os eventos deste filme mais tarde influenciam a conclusão do DCAMU.


8 – Liga da Justiça Sombria (2017)

Adaptando os quadrinhos Liga da Justiça Dark, uma equipe composta de personagens mágicos e sobrenaturais que protegem a realidade de ameaças místicas, a trama mostra Batman reunindo John Constantine, Zatanna e Desafiador para juntos deterem uma invasão sobrenatural. Justice League Dark é muito mais violento do que os outros e também um conto independente, mas Constantine, Etrigan e Zatanna voltam para desempenhar papéis importantes na sequência, Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips, o último filme do DCAMU.


9 – Jovens Titãs: O Contrato de Judas (2017)

Baseado no clássico da história em quadrinhos O Contrato de Judas, este filme é uma sequência direta de Liga da Justiça vs Jovens Titãs. Na trama, os Titãs ganham um novo membro de equipe, Terra, que parece ter segundas intenções ao enfrentar o mercenário, Slade Wilson/Exterminador, e um culto terrorista liderado pelo Irmão Sangue, uma inclusão que não consta na obra original, assim como a inclusão do cineasta Kevin Smith como ele mesmo.



10 – Esquadrão Suicida: Acerto de Contas (2018)

De volta para a festa sombria, Esquadrão suicida: Acerto de contas é o primeiro filme do Esquadrão Suicida situado neste universo e com uma continuidade direta com o primeiro filme deste guia. Na trama, após descobrir que irá morrer, Amanda Waller envia o Esquadrão Suicida em uma missão para obter um artefato que irá salvar a sua vida, mas enquanto a Força Tarefa X está em busca desse artefato, Vandal Savage e Eobard Thawne/Flash Reverso (que ainda está correndo apesar de ter sido baleado na linha do tempo Flashpoint) também estão. A presença de Thawne serve como um lembrete agradável de como essa continuidade, o DCAMU, passou a existir.


11 – Constantine: Cidade dos Demônios (2018)

Constantine: City of Demons é uma série animada de cinco episodios do CW Seed, a sequência direta da série live action do Arrowverse, Constantine, protagonizada por Matt Ryan, o ator por tras da voz de John Constantine de City of Demons. Mais tarde foi adaptada para um filme animado, para que assim integrasse o universo compartilhado das animações da DC, onde seu protagonista já havia sido apresentado na animação Liga da Justiça Sombria ao lado de heróis como Batman, Zatanna, Monstro do Pântano e outros.



12 – A Morte do Superman (2018)

Baseado na história em quadrinho de mesmo nome, A Morte do Superman é o primeiro filme solo do Superman ambientado nesse universo. No passado, essa HQ já havia sido adaptada para uma animação, mas altamente alterada e sem fidelidade. Esse filme traz para o cânone do universo compartilhado essa clássica história de forma mais fiel, a única diferença significativa é a composição da equipe. Assim como nos quadrinhos, a história segue Superman e seus aliados lutando contra a arma viva conhecida como Doomsday, e obviamente como as coisas terminam para o Homem de Aço não é segredo. Mas a sua morte é apenas metade da história geral, o que nos leva à segunda metade…


13 – Reinado dos Superman (2019)

A segunda parte do filme A Morte do Superman, os eventos em Reinado dos Superman ocorrem seis meses após a morte de Superman. Assim como o que aconteceu na página impressa, a morte de Kal-El abre caminho para quatro outros indivíduos, Superboy, Aço, o Erradicador e Superman Ciborgue, lutando para reivindicar o título de Superman. Enquanto Superboy e Aço lutam para proteger os inocentes e o Erradicador é um holograma kryptoniano projetado para manter o Superman seguro enquanto ele é lentamente ressuscitado, Superman Ciborgue, originalmente um astronauta humano conhecido como Hank Henshaw, cai diretamente na categoria de vilão. Depois de tanto spoiler, só tenho a acrescentar que nos minutos finais ele define o que está por vir em Liga da Justiça Sombria: A Guerra de Apokolips.


14 – Batman: Silêncio (2019)

O quarto e último filme do arco solo do Batman. Baseado na história original de Jeph Loeb e Jim Lee, Batman: Silêncio retrata um misterioso criminoso conhecido como Silêncio, que de alguma forma conhece todos os segredos do Batman e está determinado a destruir tanto a carreira de combate ao crime quanto a sua vida pessoal, que no momento já foi complicada por um relacionamento com a Mulher-Gato. O fim está próximo.


15 – Mulher-Maravilha: Linhagem de Sangue (2019)

Ao contrário de seus colegas da Liga da Justiça, a Diana não tem a mesma biblioteca robusta de filmes animados. No entanto, a penúltima entrada do DCAMU finalmente coloca os holofotes sobre ela, e em seu primeiro filme solo, a Mulher-Maravilha enfrenta inimigos do passado Doutora Cyber, Doutora Veneno, Mulher-Leopardo, Giganta e Cisne de Prata, que se uniram para formar a infame Corporação Vilania. Os eventos de Mulher-Maravilha: Linhagem de sangue não são levados em consideração no capítulo final do DCAMU, mas se você gostou do que viu da Mulher-Maravilha até então, deveria dar uma olhada.


16 – Liga da Justiça Sombria: A Guerra de Apokolips (2020)

O fim, este filme possui conexões diretas a todos os filmes anteriores e fecha a porta deste universo compartilhado. Em Liga da Justiça Sombria: A Guerra de Apokolips, a Liga da Justiça se une à Liga da Justiça Sombria, aos Jovens Titãs e ao Esquadrão Suicida e viajam para Apokolips para uma batalha final contra Darkseid para salvar a Terra. No entanto, as coisas não saem como planejado, a maioria dos heróis acabam escravizados ou mortos, e Darkseid e seus exércitos conquistam a Terra, e eu paro de spoilar aqui. Neste filme você verá muitas mortes e personagens agirem de maneiras que você nunca teria imaginado.


Liga da Justiça Sombria: A Guerra de Apokolips termina com o Flash repetindo suas ações de Liga da Justiça: Ponto de Ignicao, voltando no tempo para mudar a história e, com sorte, criar um futuro melhor para a humanidade. Ao que tudo indica, atualmente estas ações resultaram em um novo universo compartilhado que está surgindo das cinzas do DCAMU, será interessante ver como ele se compara ao seu antecessor e se haverá algum vínculo direto, semelhante a como o relançamento do Renascimento foi conectado aos Novos 52.
Veja também

Para ver outros guias da DC em nosso site, acesse “Guia DCNauta” ou “Guia GV” para guias gerais.