CUIDADO | Bug envolvendo troca de papel de parede trava alguns androids

Durante o fim de semana passado, o leaker Ice Universe twittou um aviso contendo a imagem que causa problemas em alguns androids, especialmente dispositivos da Samsung. Nos telefones afetados, definir a foto como papel de parede faz com que a tela do aparelho comece a ligar e desligar imediatamente, tornando-a inutilizável. Como mostra o vídeo do , reiniciar o celular não resolve o problema. Segundo o 9to5Google, a forma de contornar o bug é reiniciar o telefone no modo de segurança e excluir a imagem, mas o Android Authority diz que acabou precisando redefinir o dispositivo para configurações de fábrica para que as coisas voltassem ao normal.

“Eu não estou brincando, por favor não tente isso”, afirma o leaker. E o meu conselho caso estejas muito curioso, contente-se vendo o vídeo abaixo, mas não tente em um dispositivo importante:

Segundo o The Verge, o erro não parece ser universal; O Android Authority , por exemplo, descobriu que o Huawei Mate 20 Pro não parece ser afetado. E segundo alguns usuários curiosos que decidiram “pagar pra ver”, puderam confirmar Galaxy S20 Ultrao Galaxy A51 e o Pixel 4 não são imunes ao bug.

Foto Ilustrativa|Fonte: Nexus 6p
Foto Ilustrativa|Fonte: Nexus 6p

Segundo Dylan Roussel, colaborador do 9to5Google, o problema verifica-se quando o telefone não suporta o espaço de cores usadas pela imagem. No caso, a imagem usa o espaço de cores RGB, enquanto que muitos Androids nativamente, suportam o espaço de cores ‘sRGB’. Dylan Roussel ainda observou que, celulares com a prévia do Android 11 (testado em um Pixel 4 XL) não são afectados. O que indica que o Android 11 já deve incluir código para a substituição de espaços de cores não suportados pelo SRGB.

O XDA-Developers relata que um desenvolvedor já enviou um patch ao AOSP (Android Open Source Project)  para resolver o bug. Enquanto o update de correção não chega, não coloque esse papel de parede no seu dispositivo.