AltStore: Loja alternativa de apps iOS com um emulador de Nintendo embutido

Riley Testut lançou no dia 25 de setembro o AltStore, uma alternativa à App Store da Apple. De acordo com Testut, o seu app pode ultrapassar os limites do iOS, inclusive suporta o emulador de Nintendo desenvolvido por ele mesmo, o Delta, que permite a qualquer pessoa com um iPhone ou iPad jogar Super Mario e outros clássicos. Além disso, não é necessário fazer o jailbreak do seu dispositivo iOS e qualquer um pode baixar o AltStore agora.

“Estou muito animado para anunciar oficialmente o AltStore: uma loja de aplicativos alternativa para iOS – sem necessidade de jailbreak. Lançamento neste sábado, 28 de setembro, mas você pode fazer o download da previsualização HOJE”, publicou Riley em seu twitter.

Se você está se perguntando como exatamente ele foi capaz de distribuir não apenas o seu próprio aplicativo emulador, mas também toda a sua própria loja de aplicativos alternativos. Testut, tem anos de bagagem em criação de exploits e outros truques que as comunidades de desenvolvedores e jailbreak do iOS inventaram para contornar as restrições da Apple. Ele já expôs um desses truques em 2014, quando usou o Apple Developer Enterprise Program projetado para permitir que as empresas distribuíssem software internamente como uma maneira de permitir que qualquer pessoa instalasse seu emulador anterior da Nintendo, GBA4iOS.

Como funciona ?

“AltStore funciona enganando a Apple para pensar que você mesmo desenvolveu a APP”

“A AltStore usa seu ID Apple para “renunciar” aos aplicativos, para que possam ser instalados no seu dispositivo. Para realmente instalar aplicativos, o AltStore envia aplicativos via Wi-Fi para um aplicativo de desktop, o AltServer, que usa a sincronização WiFi do iTunes para instalá-los no seu dispositivo.”, explicou Riley no seu twitter – “Os aplicativos instalados dessa maneira normalmente expiram após 7 dias (a menos que você seja um desenvolvedor da Apple), mas o AltStore os actualizará automaticamente para você em segundo plano sempre que estiver no mesmo WiFi do AltServer.”

Isso implica a instalação do aplicativo AltServer complementar no seu Mac ou PC com Windows, a conexão do dispositivo iOS e a instalação manual do software AltStore no telefone ou tablet. Também exige que você insira o seu Apple ID com uma senha específica do aplicativo, que pode ser gerada on-line no portal de gerenciamento Apple ID dedicado da Apple.

O AltStore também usa a sincronização Wi-Fi do iTunes para garantir que o aplicativo seja atualizado semanalmente, para evitar ser removido à força do dispositivo após sete dias, de acordo com o modo como os aplicativos não instalados pela App Store funcionam no iOS.

Riscos : Sera que eles [Apple] nao podem desligá-lo ?

Pode haver algum método para a apple desligá-lo. Mas Testut, diz não ter certeza se seria fácil para a Apple fazê-lo sem remover a capacidade de desenvolvedores DIY, escolas e outras organizações que dependem dessa infraestrutura básica do iOS para criar aplicativos de teste e software para uso interno.

“Uma abordagem agressiva é que eles [a Apple] poderiam desligar completamente todo o serviço, mas isso afetaria todos que fizerem isso, incluindo escolas. Qualquer pessoa que esteja usando seu Apple ID gratuito… ”

Além disso, Testut imagina que a Apple poderia desativar a capacidade de sincronizar por Wi-Fi, mas isso significaria apenas conectar o telefone uma vez por semana para continuar usando o AltStore e os aplicativos que distribui.

“Não sei com que rapidez eles reagiriam e o que fariam, mas mesmo no pior dos casos, acho que ainda há um caminho a seguir para o AltStore. Enquanto o iTunes puder sincronizar aplicativos, a Alt Store funcionará ”, afirmou ele.

Fotos do projecto