Apps & SoftwaresTecnologia

Google remove 46 apps de um grande desenvolvedor chinês

Na semana passada, a removeu silenciosamente pelo menos 46 aplicativos da PlayStore pertencentes à iHandy, uma empresa sediada em Pequim. Ela [iHandy] se descreve como “um dos maiores desenvolvedores de aplicativos móveis do mundo” e afirma ter 180 milhões de usuários activos mensais em mais de 200 países.

Os apps removidos, incluem aplicativos de selfie, segurança e antivírus, teclados, horóscopos, emoji e aplicativos de saúde. Um dos mais populares foi o “Sweet Camera – Selfie Beauty Camera, Filters”, que já havia sido baixado mais de 50 milhões de vezes. Da lista temos também o Max Safety e o Air Launcher.

Após vários pedidos de comentários do BuzzFeed News, um porta-voz da apenas disse que uma investigação do iHandy está em andamento. Também confirmou que os aplicativos iHandy removidos não estão mais sendo monetizados usando a rede de anunciantes do Google.

“É uma ação inesperada do nosso ponto de vista. Estamos tentando descobrir as razões. Espero que os aplicativos voltem à Play Store o mais rápido possível ”, disse Simon Zhu, vice-presidente da iHandy, ao BuzzFeed News.

Histórico de remoções de aplicativos de desenvolvedores chineses

A Google já baniu outros dois grandes desenvolvedores de aplicativos chineses depois que o BuzzFeed News identificou actividades maliciosas em seus aplicativos. Nomeadamente, DO Global que possuía aplicativos programados para clicar fraudulentamente em anúncios, entre outras violações. CooTek que possuía aplicativos que continham adwares que violavam as políticas do Google, exibindo anúncios perturbadores quando os aplicativos não estavam em uso. A CooTek inicialmente evitou a proibição, dizendo que removeu o código e a actividade ofensiva, mas todos os seus aplicativos foram removidos depois que a Google confirmou que não o fez.

A Google também removeu apps da Cheetah Mobile e Kika Tech no ano passado. Depois que o BuzzFeed News informou que estavam envolvidos em fraudes em anúncios.

Possíveis causas da remoção

O senador Mark Warner, o membro democrata do comitê de inteligência do Senado, disse anteriormente ao BuzzFeed News que considera os aplicativos móveis chineses uma ameaça à segurança nacional devido ao abuso de permissões e à necessidade de compartilhar dados com o governo chinês quando solicitado.