Cyberpunk 2077 | Relatório do ESRB inclui violência intensa, nudez e muito mais

Cyberpunk 2077 tem o lançamento agendado para 17 de setembro para PS4, X-One, Stadia e PC.

Para quem não está familiarizado, o Entertainment Software Rating Board (ESRB), basicamente classifica o conteúdo nos jogos, para que as pessoas saibam no que estão entrando, da mesma maneira que acontece com os filmes, que recebem classificações como PG ou R.

Segundo o relatório da ESRB, o Cyberpunk 2077, está oficialmente classificado como “M” para Adultos. Ainda segundo o relatório, “os jogadores podem selecionar um gênero e customizá-lo; a customização pode incluir representações de seios, nádegas e genitália, bem como diversos tamanhos e combinações de genitália”.

Cyberpunk 2077

“Jogadores podem encontrar eventos em que eles têm a opção de engajar em actividades sexuais com outros personagens principais ou prostitutas”, diz o relatório. “Essas breves cenas de sexo (da perspectiva em primeira pessoa) retratam parcialmente personagens nus gemendo sugestivamente enquanto mudam de posição. Algumas cenas contêm breves representações de movimentos de impulsão; outras retratam a cabeça de um personagem se movendo em direção à região da virilha do parceiro”.

O relatório também fala da existência de violência extrema, sangue, palavras de baixo calão e drogas. Leia mais sobre o resumo completo das classificações do ESRB, logo abaixo:

“Este é um jogo RPG/ tiro em primeira pessoa no qual os jogadores assumem o papel de um mercenário chamado V, tentando fazer sua vida pelo mundo aberto de Night City. Os jogadores podem explorar locais futuristas, interagir com os cidadãos, realizar missões e participar em combate para completar os objectivos do jogo. Os personagens usam revólveres, metralhadoras, rifles e explosivos durante tiroteios frenéticos com humanos e inimigos ciberneticamente aprimorados;

Cyberpunk 2077
Imagens da Night City, reveladas ano passado (2019)

Os jogadores também podem usar armas brancas (por exemplo, lâminas no punho) para esfaquear inimigos e, em alguns casos, desmembrá-los. O combate é frenético, com tiros frequentes, gritos de dor, explosões e efeitos de respingos de sangue. Alguns locais mostram cadáveres mutilados com cavidades torácicas abertas e/ou órgãos/entranhas expostos.”

O jogo contém representações e referências frequentes a drogas fictícias, incluindo personagens que inalam, tomam tragadas/estimulante que altera o estado; Algumas sequências permitem ao jogador beber bebidas alcoólicas repetidamente até a tela se distorcer; O personagem do jogador também pode dirigir carros enquanto está bêbado.”

Cyberpunk 2077
Imagens da Night City, reveladas ano passado (2019)
O relatório também menciona “compras in-game”, mas a CD Projekt Red disse ao IGN que isso se refere à habilidade de comprar futuras expansões de DLC para o game, não microtransações:

Como dissemos anteriormente. Cyberpunk 2077 é um game single player sem microtransações. A informação do ESRB é baseado no facto de que expansões exigem o jogo base e são, portanto, tratados como uma compra pelo conselho de classificação.“, disse um representante da empresa.

Cyberpunk 2077 tem o lançamento agendado para 17 de setembro para PS4, X-One, Stadia e PC. É possível que saibamos mais sobre o jogo, durante o evento do dia 11 de junho.