Fortnite: Epic Games cede ao Google e lança o jogo na PlayStore

A empresa diz que o Google torna extremamente difícil evitar a PlayStore

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, é crítico da App Store da Apple e da PlayStore do Google, acusando as duas plataformas de abusar de suas respectivas posições de mercado para cobrar dos desenvolvedores mais do que o necessário.

O imposto de loja de 30% é um custo alto em um mundo onde os 70% dos desenvolvedores de jogos deve cobrir todo o custo de desenvolvimento, operação e suporte de jogos“, disse Sweeney em agosto de 2018, quando a Epic lançou o Fortnite como aplicativo de instalação no Android.

Após 18 meses do lançamento do jogo como software de terceiros para download fora da loja oficial de apps móveis do Google, a Epic diz que está fazendo isso porque o Google coloca em desvantagem o software de terceiros, alertando constantemente os usuários sobre possíveis problemas de segurança que podem não existir e caracterizando qualquer software não obtido na PlayStore como malware.

Após 18 meses de operação do Fortnite no Android fora da Google Play Store, chegamos a uma conclusão básica. O Google coloca em desvantagem softwares para download fora do Google Play, por meio de medidas técnicas e comerciais, como assustadores e repetitivos pop-ups de segurança para software baixado e actualizado [fora da loja],… caracterizando fontes de software de terceiros como malware, e os novos esforços como o Google Play Protect, para bloquear completamente o software obtido fora da loja do Google Play “. , diz a declaração da Epic.

Fortnite

Por todos esses motivos, a empresa diz que agora lançará o jogo por um canal oficial do Android, o que significa que a empresa pagará a Google os 30% exigido pela PlayStore para todas as compras no aplicativo. Embora a Epic tenha lançado o Fortnite através da PlayStore, os sentimentos de Sweeney não parecem ter mudado.

“Esperamos que o Google revise suas políticas e transações comerciais em um futuro próximo, para que todos os desenvolvedores estejam livres para entrar e negociar com clientes no Android e na PlayStore através de serviços abertos, incluindo serviços de pagamento, que podem competir em condições equitativas.”, conclui a declaração da Epic.

O aplicativo ainda pode ser baixado no site da Epic, onde concede acesso ao RPG Battle Breakers da plataforma. Parece que você também pode carregar o Fortnite no Android acessando um link semelhante no site da empresa.