Universidade japonesa usou robôs para realizar uma graduação virtual

O cancelamento de eventos e a quarentena parece o fim do mundo para alguns, mas para outros uma oportunidade para libertar a criatividade. Recentemente um grupo de oito estudantes do ensino fundamental realizou uma cerimônia de graduação virtual no jogo “Minecraft“, o que inspirou alunos da Universidade da Pensilvânia a recriar todo o campus em “Minecraft“, com planos de realizar a graduação e outros eventos online.

Não podendo dar uma cerimônia tradicional aos seus estudantes, a Business Breakthrough University, em Tóquio, adotou uma nova abordagem usando robôs controlados remotamente para tornar a cerimônia mais física.

onlineGrad

A cerimônia foi apenas parcialmente virtual, com quatro estudantes e alguns administradores presentes fisicamente.

Esta cerimônia foi possível graças ao robô “Newme” do ANA Group, projectado para funcionar como um avatar personalizável controlado remotamente, o que proporcionou aos graduados a experiência de atravessar o palco e aceitar seus diplomas. Os mesmos robôs estão sendo usados para visitas a museus e outros passeios limitados pelo coronavírus.

onlineGrad2

Os avatares possuiam um tablet que exibia o rosto do graduado e estavam vestidos com bonés e batas típicas de formatura. Quando o nome de um graduado era chamado, o avatar ia até o presidente da universidade, Omae Kenichi, que estava no palco para receber o diploma.

onlineGrad4

Os graduados podiam sintonizar o evento de suas casas.

onlineGrad7

Shugo Yanaka, a pessoa que planejou a cerimônia virtual, espera que a cerimônia do BBT possa ser útil para outras instituições que trabalham com eventos.

onlineGrad5
robot
Avatar robot.  ANA Group