DestaquesInovações & TendênciasTecnologia

Intel: Nova geração de processadores abandona o “i” nos chips Core i3, i5 e i7

A nova geração também introduz os processadores Core Ultra

A renomada fabricante de processadores, Intel, surpreendeu o mundo da tecnologia recentemente ao anunciar uma mudança significativa em sua nomenclatura. A empresa decidiu abandonar a conhecida letra “i” e introduzir a marca Core Ultra para seus renomados chips Core i3, i5 e i7. Que passarão a ser chamados Intel Core 3, 5 e 7, além de Intel Core Ultra 5, 7 e 9.

Novos chips da Intel

Segundo a Intel, essa mudança representa uma nova era para a companhia, que busca destacar o desempenho excepcional e a inovação de seus processadores. Assim como também busca simplificar a identificação e compreensão dos produtos por parte dos consumidores, oferecendo uma experiência mais intuitiva e atraente. Com isso, os processadores Intel Core 3, 5 e 7, serão destinados a computadores convencionais para uso pessoal ou corporativo. E os processadores Intel Core Ultra 5, 7 e 9, serão destinados a computadores de alto desempenho para jogos ou atividades que exigem mais poder de processamento.

A outra novidade é que a Intel não vai mais destacar a geração da CPU em materiais de marketing ou no próprio chip. Porém, uma sequência de números após o nome do processador continuará sendo usada para dar essa informação, bem como identificar o modelo do chip.

Embora a companhia relate que busca simplificar a identificação por parte do consumidor, vale lembrar que os processadores Core i3 (de entrada), i5 (intermediários) e i7 (alto desempenho) estão no mercado desde 2008. Além do apelo comercial, essa nomenclatura cumpriu o papel de facilitar a identificação do segmento ao qual cada processador da linha se destina. Tanto que sob está mesma nomenclatura, em 2017 foram lançados os processadores Core i9, destinados a computadores de alto desempenho direcionados ao segmento gamer ou a estações de trabalho (workstations).

Os novos modelos devem chegar ao mercado logo no começo do segundo semestre de 2023, junto com a arquitetura Meteor Lake (14ª geração).